`` Estudando a verdade que liberta ´´
1 de 2 IntroduçãoInfluências Formativas (Dt 6; Ef 6; Cl 3)Estrutura da Vida FamiliarValores Familiares (Cl 2:8; Pv 27:10)Papéis FamiliaresResolução de Conflito Familiar (Pv 12:15,16)Como a Família Reage ao FracassoHistória FamiliarErros na Compreensão das Influências Formativas (Pv 29:21; Jr 2:13; Pv 4:23)
Da Infância à Pré-Escola Influências Ministério Educação de Filhos As influências e o ambiente Fernando Gonsales
Da Infância à Pré-Escola
Influências
Ministério Educação de Filhos
Aula 02: Influências
O Desenvolvimento de Seu Filho: Influências que Moldam
Não é fácil pensar sobre as influências que moldam as vidas dos filhos. No entanto, eles estão sendo formados e moldados
pelas circunstâncias da vida. Todas as questões da vida familiar tem um impacto profundo sobre o tipo de pessoa que a
criança se torna.
Influências formativas são aqueles eventos e circunstâncias nos anos de desenvolvimento da criança, que se comprovam
catalisadores para tornarem-na a pessoa que ela é. Porém,a formação não é automática; as maneiras como a criança reage
a estes eventos e circunstâncias determinam o efeito que estes tem sobre ela. Existe uma clara recomendação bíblica para
se reconhecer as implicações da experiência da primeira infância. As principais passagens que lidam com o tema da
família (Deuteronômio 6,Efésios 6,e Colossences 3) pressupõem as implicações na vida inteira que advêm da experiência
na primeira infância.
É um tradicional núcleo familiar? A quantas gerações de pais a criança está exposta? Pai e mãe estão vivos e exercem suas
funções como pais dentro do lar? Como são estruturados os papéis dos pais? Existem outras crianças ou a vida é
organizada em torno de uma criança apenas? Qual a ordem de nascimento? Qual a proximidade ou distância em termos de
idade, habilidade, interesse ou personalidade?
O que é importante para os pais? O que motiva um debate e o que passa despercebido? Pessoas são mais importantes do
que coisas? Os pais ficam mais preocupados com o furo na calça do uniforme do que com a briga entre colegas da escola?
Que filosofias e idéias a criança ouviu? Quais são as regras faladas e não faladas da família? Os filhos devem ser vistos e
não ouvidos? Onde Deus se encaixa na vida familiar? A vida é organizada em torno de conhecer a Deus?
Dentro da estrutura familiar há papéis que cada membro desempenha.Coisas sutis, tais como quem paga a conta ou quem
agenda os compromissos da família, dizem muito sobre os papéis familiares. Os filhos tem papel dentro da família
também, e eles estão sendo moldados fortemente sobre o seu lugar na vida familiar.
A família sabe conversar sobre os problemas? Eles resolvem os problemas ou simplesmente se afastam? Os problemas são
resolvidos através de princípios bíblicos ou por autoritarismo? Em provérbios 12.15 diz: “O caminho do insensato aos
seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos”. “A ira do insensato num instante se conhece,mas
o prudente oculta a afronta”. A criança aprende a ser um tolo ou um sábio , através da influência formativa do lar.
Outro ponto que se relaciona ao desenvolvimento da criança é como os pais lidam com seus fracassos.As crianças são
levadas a sentirem tolas? Zomba-se dela por causa do fracasso?A família diverte-se às custas dos membros da família? Os
pais demonstram habilidade ao verem tentativas fracassadas como esforços louváveis? Encorajam e são adeptos da
neutralização dos efeitos do fiasco?
Algumas perguntas sobre nosso histórico familiar nos ajudam a entender como as cirscunstâncias podem ter impacto
sobre nossas vidas Há dinheiro suficiente ou não há? Todos gozam de boa saúde ou existem dificuldades que precisam ser
estruturadas em torno de um membro da família que seja enfemo? Somos uma família que tem raízes profundas em uma
mesma vizinhança ou já mudamos muitas vezes de casa e de escola?
Há dois erros que ocorrem em relação as influências formativas. O primeiro é ver tais influências como deterministas ‘é
presumir que a criança é vítima indefesa das circunstâncias em que cresceu. O segundo é a negação, ou seja, dizer que a
criança não é afetada por sua experiência da infância.Comete-se um grave erro ao concluir que a criação de filhos nada
mais é do que prover as melhores influências formativas para eles. Muitos pais cristãos adotam o “determinismo cristão”
.Eles concluem que se puderem proteger e abrigar seus filhos suficientemente bem, se puderem ser sempre positivos com
eles concluem que, se enviarem a escolas cristãs, se o educarem em casa, se puderem prover a melhor infância possível
então ,o filho se tornará uma boa pessoa. Este tipo de postura é simplesmente determinismo com roupagem cristã. O
barro que o oleiro molda não é passivo as suas mãos. Um tipo de barro é elástico e flexível outro é quebradiço e duro. O
barro reage a seu toque por isso, você precisa se preocupar em influências formativas mais estáveis, mas nunca supor que
está moldando barro passivo. O barro responde a moldagem, aceitando ou rejeitando.Você precisa fazer tudo que Deus
chamou a fazer, mas o resultado é mais complexo do que somente saber se fez as coisas certas e do modo certo. Seus
filhos são responsáveis pelo modo como reagem a criação.
Escola Bíblica Gideões
Assembléia de Deus Madureira - São José dos Campos -SP Bairro :Bosque dos Eucaliptos Rua: Jales, n.º 216 Cep.12233-680Bem vindo à sala de aula virtual dedicada a aprofundar o conhecimento Bíblico.Sou Cristão membro da Assembléia de Deus. Meu prazer e dever é dar aula na Escola Bíblica Dominical de minha Igreja onde sou Professor atualmente.Espero que este site seja importante para nosso crescimento em Cristo no intuito de pregar a palavra da verdade a toda criatura.Entre em contato por email ou comentário para tirar dúvidas.Está desde agora convidado a nos fazer uma visita em nossa EBD. Que a Paz do Senhor Jesus esteja conosco.