`` Estudando a verdade que liberta ´´

Enchendo-se do ESPÍRITO SANTO:

27-12-2010 15:25

 

                                                       Enchendo-se do ESPÍRITO SANTO:

           Ef. 5.1-21

NTRODUÇÃO 

. Neste edificante capítulo a Bíblia Sagrada relaciona o modus vivendi do crente com a pessoa de Deus e sua santidade. 

 

I. IMITADORES DE DEUS 

 

1. Imitando a Deus como filhos amados (v.1). A tradução literal de "imitadores" no original do Novo Testamento "ser como alguém". Neste mesmo versículo duas coisas se destacam: a paternidade de Deus, e sermos a sua filiação. Pelo milagre do novo nascimento, o Espírito Santo nos coloca dentro da família de Deus como filhos amados.

 

2. Imitando o amor de Cristo (v.2). Temos aqui mais um imperativo divino para os seus: "Andai em amor". Esse imperativo deve motivar nossa regra de vida. "E se entregou a si mesmo por nós" é a expressão máxima do amor divino. 

 

3. Repelindo as práticas carnais (vv.3-5). Paulo lembra algumas práticas carnais do velho homem como prostituição, impurezas, cobiça, torpezas, parvoíces, chocarrices. São práticas indignas e alheias ao "novo homem". Todas duramente condenadas na Bíblia. Um crente que ama ao Senhor Jesus foge dessas paixões e procura viver vitoriosamente assistido pelo Espírito Santo.

 

II. ATITUDES CRISTÃS CORRETAS 

 

1. Ações de graças (v.4). A nossa salvação é razão suficiente para sermos sempre agradecidos a Deus. O testemunho da nossa fé perante o mundo pode ser expressado em "ações de graças". 

 

2. Consciência de perigo e do juízo (vv.5,6).. A Bíblia fala aqui dos perigos que ameaçam a nossa fé e, por isso, devemos ter todo o cuidado possível com aqueles pecados, porque nada impedirá o juízo de Deus sobre os que praticam tais pecados.

 

3. Andar como filhos da luz (vv.8-14). Há um enorme contraste entre os que vivem em trevas e os que vivem

na luz. Quem vive na incredulidade é "filho da desobediência" (v.6); quem segue a Jesus é "filho da luz" (v.8). Os

que andam na luz conhecem os perigos porque podem ver com olhos espirituais as ameaças. 

 

4. Agindo como sábios (vv.15-17). Cautela e prudência são qualidades indispensáveis na vida cotidiana do

crente. Na sabedoria espiritual está a capacidade que o Espírito dá ao crente para perceber coisas que o ímpio não

consegue ver nem sentir. O versículo 15 diz "não como néscios", isto é, agir com sensatez e responsabilidade. O

versículo 16 diz que devemos "remir o tempo", ou seja, devemos administrá-lo com sabedoria, aproveitando o

máximo dele. 

 

5. Procurar conhecer a vontade de Deus (v.17). O grande problema de muitos crentes em relação à vontade de

Deus é que eles têm conceitos errados acerca dela. Deus não é determinista ou fatalista, no sentido de que sua

vontade tem de acontecer custe o que custar, não importando o modo como ela se cumpre. Deus, de várias

maneiras, faz-nos conhecer a sua vontade, mas por nosso livre-arbítrio é possível evitá-la ou não cumpri-la. 

 

III. ENCHENDO-SE DO ESPÍRITO SANTO

 Numa linguagem figurada a Bíblia mostra que o crente deve encher-se de Deus na sua vida. Trata-se de um

contraste entre a embriaguez com "vinho" e o "encher-se do Espírito". Na velha vida, a embriaguez é típica de

pessoas tristes, vazias, amarguradas. As coisas desse mundo apenas embriagam e produzem mal-estar. A vida

cristã tem outra forma de superar as dificuldades, que é o "encher-se do Espírito". A palavra "contenda", aqui,

abrange a idéia de licenciosidade e desenfreio. 

 

1. Por que encher-se do Espírito? (v.18). O Espírito é o dom supremo de Deus à Igreja. Todos os outros dons

são ministrados através dEle. O Espírito é que dá vida ao corpo de Cristo. Sem Ele não há vida. Uma vez cheia do

Espírito a vida cristã se torna plena e o crente é habilitado a viver vitoriosamente. Se o encher-se de vinho conduz

o homem ao deboche e à degeneração, o encher-se do Espírito conduz o crente a ter uma vida vitoriosa (2Co

3.18). 

 

2. As manifestações do Espírito no crente (v.19). A plenitude do Espírito na vida do crente o torna criativo,

porque a presença do Espírito nele produz o que está no v.19 "falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos

espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração". "O versículo 19 fala de três tipos de louvor e

adoração que resultam duma vida cheia do Espírito Santo. O primeiro tipo fala de salmos, referindo-se aos salmos

de Davi, Asafe, Moisés, que contêm expressões proféticas acerca do Messias, etc. A palavra salmos aparece no

grego com o sentido de cânticos acompanhados por harpa ou outro instrumento musical. O segundo tipo fala de

hinos que eram cânticos de louvor a Deus, mas entoados espontaneamente, vindos do coração. O terceiro tipo de

louvor era com "cânticos espirituais". Esse tipo tem sido interpretado de duas maneiras. Alguns acham que são

aqueles cânticos poéticos regulares, previamente preparados para o louvor. Outros interpretam como sendo os

cânticos produzidos no interior do espírito do crente cheio do Espírito Santo. (...) Esses ‘cânticos espirituais’ são

os cânticos do nosso espírito interior louvando espontaneamente ao Senhor, sem a interferência da inteligência,

mas estritamente produzidos pelo Espírito Santo e ensinados ao espírito interior do crente." (Carta aos Efésios,

CPAD) 

Percebe-se, aqui, que a música realmente sacra tem uma relação muito estrita com Deus. Esses "cânticos

espirituais" precisam ser reativados e renovados na vida devocional da igreja local. O Espírito habilita o crente a

este tipo de manifestação espiritual que edifica e fortalece a fé da Igreja. 

 

3. Resultados da plenitude do Espírito (vv.20,21). Quando somos cheios do Espírito desenvolvemos um

"espírito de ações de graças". Ela é uma forma de demonstrar o nosso gozo espiritual. Quando estamos cheios do

Espírito não temos dificuldades para sujeitarmo-nos "uns aos outros no temor de Deus". Uma pessoa carnal não se

sujeita, mas quem está cheio do Espírito tem prazer em assim fazer, inclusive no sentido de contribuir, ajudar e

consolar. 

 

CONCLUSÃO 

Busquemos estar cheios do Espírito, vivendo e andando nEle. Assim, estaremos experimentando a plenitude

espiritual desejada por Deus para todos os crentes.

Contacto

Escola Bíblica Gideões

ebdominical@bol.com.br

Assembléia de Deus Madureira - São José dos Campos -SP Bairro :Bosque dos Eucaliptos Rua: Jales, n.º 216 Cep.12233-680

Procurar no site

Bem vindo à sala de aula virtual dedicada a aprofundar o conhecimento Bíblico.Sou Cristão membro da Assembléia de Deus. Meu prazer e dever é dar aula na Escola Bíblica Dominical de minha Igreja onde sou Professor atualmente.Espero que este site seja importante para nosso crescimento em Cristo no intuito de pregar a palavra da verdade a toda criatura.Entre em contato por email ou comentário para tirar dúvidas.Está desde agora convidado a nos fazer uma visita em nossa EBD. Que a Paz do Senhor Jesus esteja conosco.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode