`` Estudando a verdade que liberta ´´
CATOLICISMO À LUZ DA BÍBLIA OBJETIVO: Capacitar os irmaos para avaliar o catolicismo a luz das Escrituras e equipa-los com argumentos e motivacoes adequados visando esclarecer e conduzir Senhor. “Toda a finalidade da doutrina e do ensinamento deve ser posta no Amor que nao acaba. Com efeito, pode-se facilmente expor o que e preciso crer, esperar ou fazer; mas sobretudo e preciso fazer sempre com que apareca o Amor do Nosso Senhor, para que cada um compreenda que cada ato de virtude perfeitamente cristao nao tem outra origem senao o Amor, e outro fim senao o Amor“ “O saber ensoberbece, mas o alguma coisa, com efeito, nao aprendeu ainda como convem saber. alguem ama a Deus, esse e conhecido por ele.” (1Co 8.1c-3 - RA) “Nisto conhecerao todos que sois meus discipulos: se tiverdes aos outros.” (Jo 13.35) BIBLIOGRAFIA UTILIZADA: João Paulo II, “Catecismo da Igreja Católica” (CIC) “O Catecismo da Igreja Catolica e fruto de uma vastissima colaboracao: foi elaborado em seis anos de intenso trabalho, conduzido num espirito de atenta abertura e com apaixonado ardor. Em 1986, confiei a uma Comissao de doze Cardeais e Bispos, presidida pelo senhor Cardeal Joseph Ratzinger [agora Papa Bento XVI], o encargo de preparar um projeto para o catecismo requerido pelos padres do Sinodo...“. (pag. 9) Parte Págs. Declarações Carta apostolica 3-6 Constituicao apostolica 7-12 Prologo 13-18 1-25 I – Profissao de Fe 19-298 25-1065 Credo II – A Celebracao do Misterio Cristao 299-460 Missa III – A Vida em Cristo Dez Mandamentos IV – A Oracao Crista Pai Nosso 1 2 A edicao original em latim e de 1992. 1 Igreja Batista Cidade Universitária – Ministério de Educação Cristã Catolicismo à Luz da Bíblia – Professor Guilherme Wood N. Geisler & R. E. MacKenzie, “Roman Catholics and Evangelicals” O livro e dividido em tres partes: Concordâncias Diferenças Áreas de Cooperação Apêndices 1) Revelacao 9) Apocrifos 17) Acao Social A) Igreja Oriental 2) Deus 10) Escrituras 18) Metas Educacionais B) Contra- Reforma 3) Seres Humanos 11) Infalibilidade 19) Heranca Espiritual C) Catolicismo Moderno / Liberal 4) Cristo 12) Justificacao 20) Evangelismo D) Vaticano II 5) Salvacao 13) Sacramentos E) Regeneracao Batismal 6) A Igreja 14) Eclesiologia F) Declaracao Colson-Neuhaus 7) Etica 15) Mariologia 8) Ultimas Coisas 16) Purgatorio James G. McCarthy, “The Gospel According to Rome” Estrutura do Livro: Parte I: Salvacao 1) Justificacao Infantil 2) Justificacao do Adulto 3) Aumento e Preservacao da Justificacao 4) Rejustificacao 5) Destino Final Parte II: A Missa 6) O Corpo de Cristo 7) O Sangue de Cristo Parte III: Maria 8) A Mae de Deus 9) A Rainha de Ceu e Terra Parte IV: Autoridade 10)O Papa e os Bispos 11)O Magisterio 12)Escrituras e Tradicao Apendices A) Justificacao Batismal Infantil B) Os Sete Sacramentos Catolicos Romanos C) A Biblia Catolica Romana D) Referencias do Novo Testamento a respeito de Tradicao E) Sola Scriptura 3 Differences”, Baker Books, Grand Rapids, Michigan, 1995, 538 paginas. 4 God”, Harvest House Publ., Eugene, Oregon, 1995, 397 paginas. 2 Igreja Batista Cidade Universitária – Ministério de Educação Cristã Catolicismo à Luz da Bíblia – Professor Guilherme Wood INTRODUÇÃO: A BÍBLIA A Palavra “Católica” A palavra “catolica” e derivada da uniao da preposicao κατά (“segundo”, “conforme”) 4.18 ocorre o adverbio καθόλου, Almeida; omitida na NVI) chamadas de “catolicas”, pois foram enderecadas aos cristaos em geral, e nao a uma Igreja local, ou pessoa, em particular A expressao “Igreja Catolica” provavelmente se originou em oposicao a igreja estabelecida pelo herege anti-semita Marcion, em Roma, na segunda metade do sec. II. Marcion defendia que: · · · · Para justificar sua doutrina rejeitou o Antigo Testamento e acusou os apostolos de adulterar as palavras de Lucas e Paulo, os unicos, segundo ele, que poderiam entender a mensagem de Cristo. Escolheu trechos do Evangelho de Lucas e das cartas de Paulo para fundamentar sua doutrina. Havia outros grupos hereticos, como os gnosticos, que estabeleciam outros livros como base para sua doutrina. A resposta da Igreja foi estabelecer o Canon das Escrituras, a lista de livros divinamente inspirados. “Diante dos hereges, a Igreja do seculo II comecou a se dar o titulo de ‘catolica’..., porquanto pregava e ensinava o evangelho ‘segundo o todo’...; em lugar de basear sua autoridade sobre tal ou qual apostolo, a igreja ‘segundo o todo’ a basearia sobre ‘todos’ os ‘apostolos’.” “Os cristaos veneram o Antigo Testamento como verdadeira Palavra de Deus. A Igreja sempre rechacou vigorosamente a ideia de rejeitar o Antigo Testamento sob o pretexto de que o Novo o teria feito caducar (marcionismo)”. 5 1) abaixo de, por toda parte; 2) de acordo com, com respeito a, ao longo de. 6 1) tudo, inteiro, completamente 7 1) inteiramente, completamente 8 9 10 11 3 Igreja Batista Cidade Universitária – Ministério de Educação Cristã Catolicismo à Luz da Bíblia – Professor Guilherme Wood A Bíblia Católica – Os Apócrifos O Novo Testamento e identico aquele utilizado pelas Igrejas Evangelicas, exceto por variacoes de traducao / versao. E importante notar, no entanto, que algumas palavras podem ter recebido um significado diverso do original. Por exemplo, as palavras χάρις (agapē, palavra geralmente associada a “obras” (ver Quanto ao Antigo Testamento, “e uma parte indispensavel da Sagrada Escritura, [cujos] livros sao divinamente inspirados e conservam um valor permanente, pois a Antiga Alianca nunca foi revogada” A Biblia Catolica inclui no Antigo Testamento alguns livros e trechos que nao pertencem a Biblia Hebraica, nem as versoes usadas pelos Evangelicos: Históricos Tobias Judite Ester (acrescimos: 10.4–16.24 – total: 107 versos) I e II Macabeus Poéticos Eclesiastico (ou Siracida) Proféticos Baruc Carta de Jeremias aos Cativos (Baruc 6) Cantico de Azarias (Daniel 3.24-90) Susana (Daniel 13) Bel e o Dragao (Daniel 14) Estes sao considerados Apocrifos, mas tambem chamados pelos Catolicos de “Deuterocanonicos”. Nao existem manuscritos em Hebraico destes textos, que foram incluidos no conjunto de copias em grego, conhecida como Septuaginta. Jeronimo, ao traduzir as Escrituras para o latim, por volta do ano 400 (versao conhecida como Vulgata), incluiu notas a respeito da ausencia destes textos em Hebraico Jeronimo nao aceitava a canonicidade dos Apocrifos, conforme manifestou no Prologo dos Livros de Salomao: Sirach liber, et alius ψευδεπιγραφοςqui Sapientia Salomonis inscribitur. Quorum priorem et hebraicum repperi, non Ecclesiasticum ut apud Latinos, sed Parabolas... Secundus apud Hebraeos nusquam est, quin et ipse stilus graecam eloquentiam redolet... Sicut ergo Iudith et Tobi et Macchabeorum libros legit quidem Ecclesia, sed inter canonicas scripturas non recipit, sic et haec duo volumina legat ad aedificationem plebis, non ad auctoritatem ecclesiasticorum dogmatum confirmandam”. 12 13 14 15 https://www.thelatinlibrary.com/bible/prologi.shtml livro do modelo de virtude (panaretos), Jesus, filho de Sirach, e outro falsamente atribuido (pseudepigrafos), que e chamado Sabedoria de Salomao. O primeiro tambem encontrei em hebraico, intitulado nao Ecclesiasticus, como entre os latinos, mas Parabolas,... O segundo nunca esteve entre os hebreus, e o proprio estilo o remete a eloquencia grega... Portanto, da mesma forma que a Igreja tambem le os livros de Judith, Tobias, e Macabeus, mas nao os recebe entre as Escrituras canonicas, assim tambem se pode ler estes dois pergaminhos para o fortalecimento do povo, [mas] nao para confirmar a autoridade de dogmas eclesiasticos”. 4 Igreja Batista Cidade Universitária – Ministério de Educação Cristã Catolicismo à Luz da Bíblia – Professor Guilherme Wood Receberam o termo “Deuterocanonicos” (“segundo Canon”), pois foram incluidos somente no Concilio de Trento, em 1546, em resposta a Reforma Protestante, para justificar alguns ensinos catolicos. Exemplos: · sacrificio expiatorio pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seu pecado”; justificando a doutrina do Purgatorio e a pratica de oracoes pelos mortos · pratica esmola tera vida longa”. O proprio autor de II Macabeus nao o trata como obra inspirada por Deus (15.37c-38): “Por isso, aqui encerro minha narrativa. Se ficou boa e literariamente agradavel, era o que eu queria. Se esta fraca e mediocre, e o que fui capaz de fazer”. Tobias e Judite apresentam discrepancias historicas e geograficas, ressaltadas na Biblia de Jerusalem: “De acordo com Tobias, o velho Tobit presenciou em sua juventude a divisao do reino por ocasiao da morte de Salomao (em 931: Tb 1,4), foi deportado com a tribo de Neftali (em 734: Tb 1,5.10) e seu filho Tobias so veio a morrer apos a ruina de Ninive (em 612: Tb 14,15). O livro menciona Senaquerib como sucessor de Salmanansar (Tb 1,15), omitindo o reinado de Sargon. Entre Rages, situada na montanha, e Ecbatana, na planicie, haveria nao mais de dois dias de caminhada (Tb 5,6), embora Ecbatana esteja a uma altitude dois mil metros acima de Rages, e as duas cidades estejam a uma distancia de trezentos quilometros” “O livro de Judite manifesta uma soberba indiferenca pela historia e geografia. O relato e situado no tempo de ‘Nabucodonosor, que reinou sobre os assirios em Ninive’ (Jt 1,1); ora, ele foi rei de Babilonia, e Ninive fora destruida por seu pai Nabopalassar” 16 17 18 5 Igreja Batista Cidade Universitária – Ministério de Educação Cristã Catolicismo à Luz da Bíblia – Professor Guilherme Wood Razões Apresentadas para Aceitar os Apócrifos Respostas 1) O NT reflete o pensamento dos Apocrifos e ate se refere a eventos contidos neles (cf. Hb 11.35 com 2Mac 7,12). 2) O NT cita trechos do AT a partir da LXX (que contem os Apocrifos) na maioria dos casos, dando-lhes aprovacao tacita. 3) Alguns dos Pais da Igreja citaram e usaram-nos como Escrituras em pregacoes. 4) Irineu, Tertuliano e Clemente de Alexandria os aceitaram como canonicos. 5) Pinturas nas catacumbas retrataram episodios dos Apocrifos, mostrando que era parte da vida religiosa dos primeiros cristaos. 6) Os manuscritos gregos antigos ( א A e B) os contem como parte do AT. 7) Varios Concilios da igreja os aceitaram: Roma (382), Hipona (393) e Cartago (397). 8) A Igreja Ortodoxa oriental os aceita, revelando nao ser apenas um dogma da ICR. 9) A ICR proclamou o Canon no Concilio de Trento (1546) em conformidade com Concilios anteriores a Reforma (item 7; Florenca, 1442). 10) Foram incluidos na Biblia Protestante ate o seculo XIX. 11) Alguns manuscritos em hebraico dos Apocrifos foram encontrados em Qumran (Mss. do Mar Morto), mostrando que eram parte do Canon judaico. Razões para aceitar o Cânon Protestante / Hebraico do AT Deus quais sao profeticos. 1) Filo de Alexandria (20 a.C. – 40 d.C.) fez varias citacoes de todos os livros canonicos, mas jamais dos Apocrifos como inspirados. 2) Flavio Josefo (30 – 100) excluiu os Apocrifos: “Nao temos uma multidao de livros entre nos, discordando e contradizendo entre si (como os gregos tem), mas apenas 22, os quais sao cridos como divinos...” 3) Rabinos concordam que no tempo em que os Apocrifos foram escritos as Profecias haviam cessado. 4) Jesus e os escritores do NT nunca os citaram como Escrituras. 5) O Sinedrio em Jamnia (ano 90) nao aceitou os Apocrifos no Canon judaico. 19 20 21 organizados em 39 livros identicos na Biblia Protestante, devido a introducao de divisoes de livros, em funcao do tamanho do texto. O Hebraico nao utiliza letras como vogais. 6 Igreja Batista Cidade Universitária – Ministério de Educação Cristã Catolicismo à Luz da Bíblia – Professor Guilherme Wood 6) Os primeiros Concilios que aceitaram a canonicidade destes livros ocorreram no seculo IV, com abrangencia local, e a maioria dos Pais da Igreja os rejeitaram. 7) Muitos dos Pais da Igreja crista pregaram contra os Apocrifos, incluindo Origenes, Cirilo de Alexandria, Atanasio e o tradutor da Biblia Catolica Romana, Jeronimo. 8) Jeronimo os rejeitou no Prefacio da Vulgata. 9) Estudiosos catolicos durante o periodo da Reforma, como o cardeal Cajetano (que fazia oposicao a Lutero), os rejeitaram. 10)Martinho Lutero, Joao Calvino e outros reformadores tambem os rejeitaram. A Igreja Visão Incorreta Visão Correta Determina o Descobre o E Mae do E Magistrado do E Ministro do Regula o Reconhece o E Juiz do E Testemunha do E Mestre do E Servo do Cânon Conclusão Os catolicos tem acesso a Palavra de Deus atraves de suas Biblias, apesar do acrescimo dos Apocrifos, a respeito dos quais devem ser alertados, com amor. coloquial, contemporanea. As notas-de-rodape da Edicao Pastoral apresentam uma perspectiva conforme a Teologia da Libertacao. A Biblia de Jerusalem contem um texto muito bem traduzido, com boas notas-de-rodape e referencias cruzadas. PROGRAMA DO CURSO 1) Biblia 2) Autoridade e Interpretacao 3) Adoracao de Deus e de Suas Criaturas 4) Cristo e Maria 5) Salvacao e Santificacao 6) A Missa e o Culto – Os Sacramentos 7) Etica e Areas de Cooperacao 8) Escatologia e Purgatorio 7 i igitur viginti duo elementa sunt, per quae scribimus hebraice omne quod loquimur,... quibus quasi litteris et exordiis, in Dei doctrina,... Primus apud eos liber vocatur Bresith, quem nos Genesim dicimus; secundus Hellesmoth, qui Exodus appellatur; tertius Vaiecra, id est Leviticus; quartus Vaiedabber, quem Numeros vocamus; quintus Addabarim, qui Deuteronomium praenotatur. Hii sunt quinque libri Mosi, quos proprie Thorath, id est Legem appellant. Secundum Prophetarum ordinem faciunt, et incipiunt ab Iesu filio Nave, qui apud eos Iosue Bennum dicitur. Deinde subtexunt Sopthim, id est Iudicum librum; et in eundem conpingunt Ruth, quia in diebus Iudicum facta narratur historia. Tertius sequitur Samuhel, quem nos Regnorum primum et secundum dicimus. Quartus Malachim, id est Regum, qui tertio et quarto Regnorum volumine continetur; meliusque multo est Malachim, id est Regum, quam Malachoth, id est Regnorum dicere, non enim multarum gentium regna describit, sed unius israhelitici populi qui tribubus duodecim continetur. Quintus est Esaias, sextus Hieremias, septimus Hiezecihel, octavus liber duodecim Prophetarum, qui apud illos vocatur Thareasra. Tertius ordo αγιογραφα possidet, et primus liber incipit ab Iob, secundus a David, quem quinque incisionibus et uno Psalmorum volumine conprehendunt. Tertius est Salomon, tres libros habens: Proverbia, quae illi Parabolas, id est Masaloth appellant, et Ecclesiasten, id est Accoeleth, et Canticum canticorum, quem titulo Sirassirim praenotant. Sextus est Danihel, septimus Dabreiamin, id est Verba dierum, quod significantius χρονικον totius divinae historiae possumus appellare, qui liber apud nos Paralipomenon primus et secundus scribitur; octavus Ezras, qui et ipse similiter apud Graecos et Latinos in duos libros divisus est, nonus Hester. Atque ita fiunt pariter veteris legis libri viginti duo, id est Mosi quinque, Prophetarum octo, Agiograforum novem... Hic prologus Scripturarum quasi galeatum principium omnibus libris, quos de hebraeo vertimus in latinum, convenire potest, ut scire valeamus, quicquid extra hos est, inter apocrifa seponendum. Igitur Sapientia, quae vulgo Salomonis inscribitur, et Iesu filii Sirach liber et Iudith et Tobias et Pastor non sunt in canone. Macchabeorum primum librum hebraicum repperi, secundus graecus est, quod et ex ipsa frasin probari potest... INCIPIT PROLOGUS HIERONYMI IN LIBRO REGUM visitado em 2/abril/2008: “Ha 22 letras entre os hebreus, assim como e testemunhado nas linguas dos Sirios e Caldeus... Portanto, tal como ha vinte e dois elementos, para escrever em hebraico..., assim vinte e dois pergaminhos sao contados, por cujas letras e escritos um homem justo e instruido na doutrina de Deus... O primeiro livro e chamado Bresith entre eles, o que nos chamamos Genesis; o segundo, Hellesmoth, que e chamado Exodo; o terceiro, Vaiecra, que e Levitico; Vaiedabber o quarto, o que nos chamamos Numeros; o quinto, Addebarim, que e designada Deuteronomio. Esses sao os cinco livros de Moises, apropriadamente chamada Thorat, ou seja, a Lei. O segundo grupo e formado pelos profetas, e comeca com Jesus, filho de Nave, que e chamado entre eles Joshua ben Nun. Entao eles acrescentam Sopthim, que e o livro dos Juizes; e que atribuem Ruth para o mesmo, porque a historia narrada aconteceu nos dias dos Juizes. Samuel segue em terceiro lugar, o que nos chamamos Primeiro e Segundo Reinos. Quarto e Malachim, que e Reis, que livro contem Terceiro e Quarto Reinos, e que e muito melhor dizer Malachim, que e Reis, em vez de Malachoth, que e Reinos, porque nao descrevem os reinos de muitas nacoes, mas apenas do povo Israelita que contem doze tribos. Quinto e Isaias, Jeremias sexto, setimo Ezequiel, o oitavo livro dos Doze Profetas, que e chamado Thareasra entre eles. O terceiro grupo e o Hagiographa, e comeca com Jo, o primeiro livro, o segundo por David, que tambem e um livro de Salmos composto por cinco seccoes. O terceiro e Salomao, tendo tres livros: Proverbios, o que eles chamam de Parabolas, que e Masaloth, e Eclesiastes, que e Accoeleth, e O Cantico dos Canticos, que denotam com o titulo Sirassirim. Sexto e Daniel, setimo Dabreiamin, que e Palavras dos Dias, que podemos chamar mais claramente uma cronica (do grego: χρονικον) de toda a historia divina, que e o livro escrito entre nos como Primeiro e Segundo Paralipomenon [Cronicas]; oitavo e Ezra, que tambem e da mesma forma entre os gregos e latinos dividido em dois livros [Esdras e Neemias]; nono e Esther. E, portanto, ha tambem vinte e dois livros no Antigo Testamento, que sao cinco de Moises, oito dos profetas, nove dos Hagiographa… Este prologo para as Escrituras pode ser apropriado como uma introducao de todos os livros que nos vertemos de hebraico em latim, portanto, podemos saber o que esta fora destes e separado junto aos Apocrifos. Portanto, Sabedoria, que e normalmente atribuido a Salomao, e o livro de Jesus, filho de Sirach, e Judith e Tobias, e O Pastor nao estao no canon. Tenho encontrado o Primeiro Livro do Macabeus em hebraico, (mas) o segundo e grego, o que tambem pode ser comprovado pelos seus estilos…
Escola Bíblica Gideões
Assembléia de Deus Madureira - São José dos Campos -SP Bairro :Bosque dos Eucaliptos Rua: Jales, n.º 216 Cep.12233-680Bem vindo à sala de aula virtual dedicada a aprofundar o conhecimento Bíblico.Sou Cristão membro da Assembléia de Deus. Meu prazer e dever é dar aula na Escola Bíblica Dominical de minha Igreja onde sou Professor atualmente.Espero que este site seja importante para nosso crescimento em Cristo no intuito de pregar a palavra da verdade a toda criatura.Entre em contato por email ou comentário para tirar dúvidas.Está desde agora convidado a nos fazer uma visita em nossa EBD. Que a Paz do Senhor Jesus esteja conosco.